| HomeIntro | Judaísmo | Islão | Cristianismo | Comentários | Comparando | Imagens |

Nota: Como não há um só Judaísmo, ou um só Cristianismo ou um só Islão, os dados apresentados
 são gerais, havendo muitas excepções.

Dados comparativos, essenciais, entre as 3 religiões

   Judaísmo  Cristianismo Islão
Significado da religião  A Lei do Senhor Crente em Cristo, em que Cristo significa Messias Submissão à vontade de Deus
Designação do crente Judeu Cristão Muçulmano
Data de fundação  Aprox. 2000 a.C. Aprox. 30 d.C. (Ressurreição de Jesus) 622 d.C  (Hégira)
Calendário Calendário Solar/Lunar
contado a partir de 3761 a.C.
«o ano da criação do mundo».
1 AM  (Anno Mundi) começa em 3761 a.C.
Calendário solar Gregoriano.
1 d.C. ocorreu 4 a 7 anos depois do nascimento de Jesus.
Calendário Lunar Islâmico. 1 d.H. ocorreu em 622 d.C., o ano da Hégira quando Maomé fugiu para Medina.
O ano Islâmico tem, em média, 354 dias.
Fundador Noé, Jacó, Abraão, Moisés, etc. S. Paulo, S. Pedro e outros apóstolos, baseados na vida de Yeshua ou Jesus de Nazaré. Maomé
Profeta central Moisés Jesus Cristo Maomé
Escritura Sagrada Tora, Talmude e outros Bíblia (Antigo e Novo Testamento) Alcorão e Suna, este contendo os Hadith, ou comentários de Maomé
Status das escrituras A palavra inerrante de Deus A palavra inerrante de Deus A palavra inerrante de Deus, a última revelação, dada a Maomé pelo anjo Gabriel.
Língua original Hebraico e Aramaico Hebraico, Aramaico, Grego. Arábico
Cidade mais sagrada Jerusalém Jerusalém Meca  (e Karbala para os Xiitas)
Adoração de ídolos Imagens e estátuas proibidos Imagens e estátuas de oração, permitidos. Imagens e estátuas proibidos
Fundamentalismo Judeus ultra-ortodoxos, não militantes Pouco, não militante. Tentativas de aproximação a outras religiões Grande.
Tempos passados:
Guerra religiosa sectária
Muitas, entre os antigos reinos de Judá e de Israel, em que se tinha dividido a nação judaica  (12 tribos), depois do rei Salomão.         Frequentes e sangrentas. Heresias e seitas perseguidas com ferocidade. Frequentes e sangrentas. Heresias e seitas perseguidas com ferocidade, muitas vezes tendo a ver com luta pelo poder governativo.
Tempos modernos:
Guerra religiosa entre «seitas» ou com terceiros.
Só em defesa própria, como última alternativa Só em defesa própria, como última alternativa. Agressões armadas na Irlanda entre Católicos e Protestantes Só como defesa, mas há fundamentalistas mais militantes, apregoando a Jihad (guerra santa) e
«
Mártires» bombistas. Sunitas e Xiitas continuam a guerrear-se.
Esforço de conversão Não existe. Judeus recusam três vezes uma tentativa de adesão ao judaísmo, para garantir sinceridade. Não há punição para judeus que se convertam a outras religiões. Suave, através de missionários e outra propaganda, sobretudo nas Igrejas Evangélicas e Testemunhas de Jeová. Não há punição para cristãos que se convertam a outras religiões. Não, a não árabes. Obrigatória em certos países fundamentalistas. Muçulmanos ensinam o Islão e esperam que Alá opere a conversão. É uma grave ofensa um muçulmano converter-se  a outra religião.
Hierarquias Ligeira. Rabis ou Rabinos, são considerados professores Forte estrutura hierárquica. Papa (na católica), cardeais, bispos, etc. Há líderes «professores» religiosos (Ayatollah, Xeque, Himam, etc) , fortemente obedecidos, mas não têm o equivalente directo ao Papa ou a um chefe supremo global, em teoria.
Contribuição em certas igrejas. Tzedakah: 10% do salário. Dízimo: 10% do salário Zakat: 2,5% do que ganhou num ano
Templo de oração Sinagoga, templo Igreja, Capela, Catedral Mesquita
Dia «oficial» de oração Sábado Domingo Sexta
Dias mais santos Purim, Pessach, Shavuót, Rosh Hashaná, Yom Kipur, Sucót, Chanucá e Simchat Torá Natal, Páscoa, Ascensão, Dia de todos os Santos, etc. Ano Novo, Ashura (ou Axura), Mawlid, lmez lunar do Ramadan, Id al-Fitr, Id al-Adha.
Obrigação de oração diária Recomendado, mas não obrigatório Recomendado mas não obrigatório Sim, 5 vezes, voltados para Meca.
Ramos Ortodoxo, Reformista, Conservador, e outros. Católica Romana, Ortodoxa, Protestante,  Anglicana, e outros. Xiita, Sunita, e outros.
Misticismo Cabala Vários Sufismo
Dieta alimentar Proibido comer porco e certos animais de água doce ou mar, ou sangue, Animais devem ser abatidos segundo normas Kosher.  Produtos lácteos não podem ser misturados com carne, nem os utensílios usados na sua preparação o podem, etc. Jejum em épocas sagradas. Álcool proibido. Não há restrições, além de abstenção, não obrigatória, de carne em certos «dias santos».
As Testemunhas de Jeová, não comem produtos com sangue, ou beber álcool, etc, nem permitem transfusões de sangue a um doente
Alimentação como a dos judeus só que «Kosher» agora é referido como «Alal». Muito mais tolerantes quanto à transfusão de sangue.
Homem - Mulher Considerados iguais perante Deus. Alguma diferenciação social. Homens e mulheres oram separados nas sinagogas. É raro uma mulher ter posição de relevo na igreja judaica Considerados iguais perante Deus, descriminação social pouco acentuada. Homens e mulheres oram juntos nas igrejas. É raro uma mulher ter posição de relevo na igreja cristã. Protestantes são mais liberais que os católicos. Considerados iguais perante Deus, mas há uma grande diferenciação social. Homens e mulheres oram separados nas mesquitas. É raríssimo uma mulher ter posição de relevo na igreja islâmica.
Nº de Deuses e conceito Um, «Yahweh», ou «Javé», ou «Jeová», ou YHVH, ou Adonai, único e indivisível. Um, «O Senhor ou Lorde», mas triuno ou seja, é uma «Santíssima Trindade» formada por Pai, Filho (Jesus) e Espírito Santo. Um, «Allah» ou «Alá», único e indivisível. Alá significa Deus em Árabe.
Status de Jesus  (Yeshua) Não existiu ou é apenas figura histórica e falso Messias, Cristo Redentor, Messias, Deus, e filho de Deus. Respeitado e venerado como penúltimo profeta. Não é Deus
Nascimento de Jesus N/A De mãe virgem, «imaculada» De mãe virgem
Causa de morte de Jesus N/A Morto por Romanos cerca do ano 30 d.C Não foi morto, nem crucificado. Ascendeu vivo aos céus.
Segunda vinda de Jesus O Messias esperado não é Jesus. A vir ,«no fim dos tempos» A vir «no fim dos tempos» como parte de um cenário apocalíptico islâmico.
Data «Fim dos tempos» Desconhecida. Desconhecida, precedida de tumultos e catástrofes naturais. Desconhecida, precedida de tumultos e catástrofes naturais.
Virgem Maria N/A Mãe, virgem, de Jesus, e manteve virgindade. Culto do Marianismo Mãe, virgem, de Jesus, mas depois teve outros filhos.
Status de Maomé Um místico, falso profeta Um místico, falso profeta O último profeta
Morte de Maomé Morreu em Medina, 8/6/632 Morreu em Medina, 8/6/632 Uns teólogos dizem que não morreu fisicamente tendo ascendido ao céu e o túmulo em Medina, não tem o seu corpo. Outros  dizem que morreu, que o seu corpo está no túmulo em Medina e que o seu espírito ascendeu ao céu.
Status de Adão Sem pecado original Afectado pelo pecado original Sem pecado original e um profeta
Status de uma pessoa ao nascer: Pecado Original? Não existe o conceito de pecado original. Afectado pelo pecado original, mas redimido pela fé em Jesus. O baptismo confirma os laços com Jesus. Sem pecado original, sob a graça de Alá, «todo misericordioso»
Conceitos básicos Ama Deus acima de todas as coisas. Não sejas injusto e não maltrates ninguém. Ajuda os necessitados. Ama Deus acima de todas as coisas. Não sejas injusto e não maltrates ninguém. Ajuda os necessitados. Ama Deus acima de todas as coisas. Não sejas injusto e não maltrates ninguém. Ajuda os necessitados.
Vida depois da morte Céu ou inferno, segundo tenha obedecido, ou não, às leis dos livros sagrados. Céu, inferno e purgatório, segundo os Católicos. Para os Católicos contam muito «as boas acções». Para os Protestantes é-se salvo por «graça», desde que se tenha uma fé incondicional em Jesus. Céu ou inferno. Quando uma criança muçulmana alcança a puberdade o livro das suas acções é iniciado. Para alcançar o céu as boas acções  (levar uma vida segundo o Alcorão), devem exceder as más.
Acto de confissão Não há, mas pode ser feito directamente a Deus. Existe. No catolicismo, a um padre. Aconselhado no protestantismo, directamente a Deus (ou Jesus). Não há, mas pode ser feito directamente a Alá.
Relação Estado e Igreja Separados.
Regime político democrático
Separados. A maioria dos estados ocidentais (cristãos) é democrática, Fortemente dependentes. A maioria  dos estados islâmicos é ditatorial.
Casamento fora do núcleo religioso A evitar, mas é tolerado É geralmente tolerado, excepto em núcleos muito fechados como nos Quakers, etc. Uma mulher muçulmana não pode casar com um homem não muçulmano
Racismo étnico Oficialmente não há Oficialmente não há Oficialmente não há


Act. 1004082200

| Home | Topo | Intro | Judaísmo | Islão | Cristianismo | Comentários | Comparando | Imagens |